Sem possibilidade de viver apenas da agricultura , outros povos se desenvolveram tendo como base de suas economias as atividades comerciais (fenícios) , a pecuária (hebreus) e até mesmo a guerra (assírios e persas).
As civilizações que nos interessam se formaram numa região chamada crescente fértil ,que abrangia o vale do Nilo , no nordeste da África ; o vale do rio Jordão , na Palestina . e o vale do Tigre-Eufrates, na Mesopotâmia.
No período em que se formaram as civilizações do crescente fértil , os homens haviam passado de depender menos da natureza e usar com mais eficiência a tecnologia para domina-la .Neste momento , alguns grupos humanos passaram a inventar o arado ; a aprimorar técnicas de construção, com a utilização de tijolos;a construir canais de irrigação e silos para armazenar o excedente ; e finalmente a domesticar animais .
De todas as transformações , no entanto , a mais importante do ponto de vista institucional foi o surgimento do estado , que revoluciona a organização política e social dos grupos humanos.Com estado institui-se formalmente a propriedade privada;a divisão social das classes e do trabalho ;e acumulação de excedentes , levando ao surgimento da propriedade privada.
Todas essas transformações tornaram-se a base sobre a qual se erguerão as civilizações. desde o seu nascimento até os dias atuais .
Nenhum comentário:
Postar um comentário