sábado, 10 de novembro de 2012

A história como ciência


O processo de evolução do conhecimento e compreensão da história no Ocidente passou por profundas transformações , principalmente a partir dos séculos XVIII e XIX, em decorrência do movimento lluminista e consequentemente da emergência da História enquanto ciência.
Para isso foram desenvolvidos alguns princípios básicos a partir dos quais seria construído o conhecimento histórico:objeto de estudo : o homem socialmente organizado dentro de um contexto histórico no passado ;teoria:visão geral  do que se apresenta enquanto objeto de estudo, sendo responsável por presidir e condicionar a apreensão desse objeto através de uma reflexão;método: uma determina forma tratar o objeto numa determinada sequência de procedimentos :observação . análise , formulação de conclusões .
Entretanto , para compreendermos a história enquanto resgate do passado precisamos verificar como em cada sociedade historicamente determinada, os homens conceberam as relações entre sujeito, aquele que compreende , o objeto , o método de experimentação para testar a veracidade dos conceitos teóricos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário