segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A idade dos metais

O inicio da idade dos metais foi assinalado pelo desenvolvimento da metalurgia e , consequentemente , pela fabricação de armas e ferramentas mais resistentes e duradouras , produzidas com cobre .
Posteriormente,através de uma mistura cobre com estanho , os homens obtiveram uma liga mais resistente , o bronze ,que passou a ser a base dos instrumentos de metais . O auge do desenvolvimento de metalurgia se deu com a fabricação dos primeiros instrumentos de ferro ,no segundo milênio antes de Cristo ,quando a Pré-História já havia cedido lugar á história das civilizações no oriente antigo.Acredita-se terem sido os hititas os primeiros povos a utilizar o ferro numa grande escala da produção.
A revolução urbana se realizou nessa época transformação das pequenas aldeias agrícolas auto-suficientes em cidades grandes e populosas , cuja vida se baseava no artesanato , na manufatura e no comércio.
O aperfeiçoamento do arado de tração animal , do carro de rodas e do barco a vela , que revolucionaram a economia e os transportes , foram outras grandes conquistas dessa fase.
A produção de armas de metais generalizou a prática da guerra ,através da qual o homem , que já havia domesticado os animais , passou a instituição da escravidão .A guerra foi também o mecanismo utilizado pelas cidades cidades para conquistar os territórios adjacentes , impondo-os uma centralização política-administrativa, o que acabou culminando com o aparecimento da instituição do estado .

Nenhum comentário:

Postar um comentário