segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A origem do homem

Presume-se que o mais antigo ancestral do homem tenda surgido há cerca de 1,5 milhões de anos.Animal da classe do mamíferos , o homem pertence á ordem dos primatas, cuja sub-ordem antrhopoidea inclui ,por sua vez , a grande família hominidae , a primeira se dividindo em quatro gêneros (orangotango , gibão , gorila e chimpanzé ) e a segunda possuindo um único gênero :o homem.
O mais longínquo antepassado do homem  conhecido até agora é o australopithecus (''macaco do sul''), cujo fóssil  foi descoberto em 1924 na África do sul pelo arqueólogo Raymond Dart. Supõe-se que esse hominídeo tenha vivido naquela região entre 600 mil e 1,5 milhões de ano .Embora semelhante ao macaco, o australopithecus era bípede , possuía uma uma cintura pélvica , postura  semi-ereta e usava armas de pedra para caçar .
Em 1891 foram descobertos na ilha de Java (Indonésia) fósseis do pithecantrhopus erectus('' homem-macaco em pé '' ), conhecido também como ''homem Java'' .A esse grupo pertence também o ''homem de Heidelberg (paleantrhopus), encontrado na  Alemanha , e o ''homem de Pequim'' (sinatrhopus) , descoberto em China . Estes hominídeos viveram 500 e 200 mil a,C na Ásia Europa e África.
Em 1856 foi descoberto na Alemanha o homem de Neandertak m hominídeo que teria vivido entre 200 e 50 mil a.C. na Europa, norte da África e Ásia menor. Era um ser de baixa estatura e sem queixo, com o arco supraciliares proeminentes e fronte inclinada e baixa. 
O último elo dessa evolução foi o ''homem de Cro-Magnon'' , descoberto em meador do sec.XIX numa caverna da França . De fronte alta e queixo proeminente o homem de Cro-Magnon possuía estatura elevada , cerca de 1,80m e cérebro com 1.600 centímetros e cúbicos, semelhante ao homem moderno. O ''Homem Moderno'' (homo sapiens) apareceu por volta de 25.000 a.C, no início do Paleolítico Superior .
A evolução humana , que começou com o Austrilopithecus e se completou com o homem do Cro-Magnon, através de centenas de milhares de anos , teve como consequência a completa e radical diferenciação entre o homem e os símios  antropomorfos .Durante essa lenta e complexa evolução o homem desenvolveu cinco características singulares , que passaram a diferencia-lo de todos os outros animais ;postura ereta ;braços livres e mãos preensoras;cérebro pensante; linguagem articulada . e olhos de focalização penetrante.
O processo de hominização teve início no momento em que o homem assumiu uma postura ereta e , liberando os braços e as mãos ,passou a fabricar instrumentos , inicialmente de pedra(lascada e polida) e , posteriormente , de metais (cobre,bronze e ferro). A confecção de armas e ferramentas marcou o início da transição de uma adaptação passiva , na qual a natureza dominava o homem , para uma adaptação ativa , em que o homem passa a intervir na natureza, dominando-a e adaptando-a ás suas necessidades .O primitivo caçador coletor de alimentos foi  aos poucos transformando-se em agricultor e pastor , ou seja , produtor de seu próprio sustento.
O trabalho teve , nesse processo de transformação do primata em homem , um papel determinante , pois , no próprio ato de produziu a si mesmo ,realizando a interação entre os olhos , o cérebro em perspectiva , aprimorou  a sua atividade psicomotora e operou a síntese entre o olhar focado e penetrante , as operações abstrais e as atividades físico-musculares . A unificação do ''ver'' , do ''pensar'' e do ''fazer'' condicionou a interação reciproca entre a focalização visual , o desenvolvimento intelectual e as técnicas manuais do ser humano . 
O ato de trabalhar efetuou , dessa forma , a mediação entre o homem e a natureza e , concomitantemente ,do homem com o próprio homem.Ao humanizar a natureza através do trabalho . o homem humanizou a si mesmo ,ascendendo na escala que vai do primata ao home sapiens , como único animal dotado de inteligência ,sensibilidade e espiritualidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário