sábado, 10 de novembro de 2012

Pré-História

                                            O homem e os outros animais 
Ao contrário das demais espécies animais , o homem, durante o seu processo de desenvolvimento histórico-cultural ,pôde adaptar-se ás condições ambientais do meio em que estava inserido e ao mesmo tempo transformar a natureza de acordo com suas necessidades.
limitado no seu aspecto físico, umas vez que possui poucas defesas corporais, o homem foi compensado pela natureza através da existência de um grande cérebro grande e complexo que lhe garantiu e possibilidade de desenvolver armas,vestuário , habitação, ferramentas e utensílios em geral .
A transmissão dessa herança cultural só foi possível , entretanto , graças ao desenvolvimento de uma linguagem articulada , pois essas experiências de cultura não poderiam ser repassadas de forma hereditária e natural . Em outras palavras : a linguagem articulada tornou possível exclusivamente ao homem a capacidade de transmitir para as gerações seguintes suas experiência individuais e coletivas .
Outro aspecto fundamental e singular do a homem é a sua capacidade de trabalhar. através do trabalho o homem transforma conscientemente a natureza se utilizando de técnicas  que vão  se aperfeiçoando de acordo com as novas necessidades que forem surgindo.Essa inter-lação entre a linguagem articulada  e o trabalho tornou possível ao homem construir abstrações e operar com símbolos mentais , ou seja desenvolver raciocínio.
finalmente. ao transformar a natureza através do trabalho o homem se auto-transforma  ,construindo a partir daí , diferentes formas de organização sócio-econômicas que , por sua vez, também acabam modificando sua relação com a natureza através de uma relação dialética infinita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário