segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O neolítico /barbárie

Marca o inicio do domínio do homem sobre a natureza , colocando-a a seu serviço . Essa fase , teve como principal aspecto o surgimento da economia produtora , denominada por Godon Childe como ''revolução neolítica '' , cujas principais características foram o desenvolvimento da agricultura , a domesticação de animais e o sedentarismo. A passagem de uma economia  coletora(paleolítico)para  uma economia produtora (neolítico)levou a produção de um excedente alimentas , cujas principais consequências foram normalização das condições de reprodução da vida humana e um significativo crescimento demográfico. Paralelamente ao aumento da população ocorreu um processo de transição do nomadismo para o sedentarismo, decorrente das novas necessidades surgidas com a agricultura e a domesticação de animais .
A família foi uma importante instituição humana surgida durante o neolítico , sobre a forma de clã e com uma organização patriarcal. O clã era formado por um grupo de pessoas que se consideravam descendentes de um mesmo antepassado ou tótem , e se achavam ligados entre si por laços de parentesco consanguíneo.
A liderança era exercida pelo indivíduo mais velho , o patriarca , que exercia autoridade jurídica , política e religiosa . A união de várias famílias levava á formação de comunidades maiores , as aldeias , e estas, por sua vez se agrupavam em tribos .
Outra importante instituição neolítica foi a religião , que de certa forma , refletiu o precário domínio do homem sobre a natureza. Diante de suas limitações históricos-culturais o homem formulou explicações de ordem sobrenaturais como instrumento para compreender os fenômenos da natureza.Entretanto , a religião primitiva não se baseava na realização de cultos complexos ou adoração de deuses , e sim na crença de espíritos bons ou maus que governavam o mundo natural .Data dessa época o surgimento de indivíduos com funções religiosas , destacando-se do trabalho diário da produção , e cuja especialização eram as relações da sociedade com o sobrenatural ,
Em termos de utensílios , a grande novidade foi sem dúvida a invenção da cerâmica , cujo o aparecimento esteve relacionado á necessidade de armazenar o excedente gerado pela revolução agrícola .
Com o desenvolvimento de agricultura e da domesticação de animais foi correndo aos poucos uma valorização cada vez maior das terras de plantio e de passagem.Em decorrência desse processo um pequeno grupo de homens foi pouco a pouco se apossando das terras , rebanhos e mandas que constituíam até então propriedade coletiva ,ou seja , de toda comunidade .No processo de transição para a civilização 
essa apropriação individual dos bens antes comunitários trouxe como consequência o aparecimento das primeiras noções de propriedade privada .
O surgimento da propriedade privada conjugado a separação entre o trabalho manual e o trabalho intelectual começou a gerar diferenciações sociais no interior das comunidades neolíticas .Esse processo aos poucos dando origem á formação das classes sociais e á substituição  das antigas comunidades igualitárias por sociedades hierarquizadas , formadas por sacerdotes , aristocratas , camponeses , pastores e, finalmente , escravos.Inicia-se a partir daí a transição da Pré-História para a civilização período denominado como idade dos metais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário