segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Antiguidade Oriental

                                                           Introdução 

Com o surgimento da agricultura e mais tarde do comércio , por volta de 4000.a.C , começaram a se formar grandes civilizações em algumas regiões do Oriente, A maioria delas se desenvolveram ás margens de grandes rios ,aproveitando o volume de suas águas que favoreciam a fertilidade da terra e , consequentemente , o desenvolvimento da agricultura destacaram-se entre estes os vales dos rios Nilo,Eufrates ,Tigre,Ganges, que foram primordiais para as civilizações egípcia, mesopotâmicas, e hindu. Essas civilizações , por suas características , são chamadas de impérios teocráticos de regadio ou irrigação.
Sem possibilidade de viver apenas da agricultura , outros povos se desenvolveram tendo como base de suas economias as atividades comerciais (fenícios) , a pecuária (hebreus) e até mesmo a guerra (assírios e  persas).
As civilizações que nos interessam se formaram numa região chamada crescente fértil ,que abrangia o vale do Nilo , no nordeste da África ; o vale do rio Jordão , na Palestina . e o vale do Tigre-Eufrates, na Mesopotâmia.
No período em que se formaram as civilizações do crescente fértil , os homens haviam passado de depender menos da natureza e usar com mais eficiência a tecnologia para domina-la .Neste momento , alguns grupos humanos passaram a inventar o arado ; a aprimorar técnicas de construção, com a utilização de tijolos;a construir canais de irrigação e silos para armazenar o excedente ; e finalmente a domesticar animais . 
De todas as transformações , no entanto , a mais importante do ponto de vista institucional foi o surgimento do estado , que revoluciona a organização política e social dos grupos humanos.Com estado institui-se formalmente a propriedade privada;a divisão social das classes e do trabalho ;e acumulação de excedentes , levando ao surgimento da propriedade privada.
Todas essas transformações tornaram-se a base sobre a qual se erguerão as civilizações. desde o seu nascimento até os dias atuais .

Nenhum comentário:

Postar um comentário