sábado, 10 de novembro de 2012

O homem como ser pensante

Desde seu aparecimento sobre a terra o homem desenvolve uma relação diária e constante com a natureza e com os outros homens.Sendo a única espécie capaz de desenvolver formas de raciocínio lógico, sente a necessidade de conhecer e compreender o mundo em que vive. Em contextos culturais mais primitivos essa relação aparece de forma mais simples, através de uma percepção meramente sensorial ou empírica, por isso bastante dependente do meio ambiente. Nesse estágio, o homem procura respostas ás suas indagações (perguntas) através de magias, mitos e totemismos , que são expressões de seu esforço para compreensão do mundo.
É nesse sentido que o homem passa desenvolver cultura ,criando objetos para satisfazer suas necessidades materiais e físicas , e desenvolvendo idéias , satisfazendo dessa forma suas necessidades intelectuais enquanto ser pensante.
''Toda cultura tem sua forma de explicar a realidade. O que varia é a forma de apreensão dessa realidade , e isso depende das possibilidades de o homem , em uma dada sociedade , com determinadas condições de vida , tomar consciência de si mesmo ,de tudo que o cerca e de sua historicidade.'' Assim, o mito deve ser visto como uma explicação do mundo ,fruto de uma apreensão sensorial e empírica , que incorpora todos os fenômenos , materiais e espirituais , de uma forma transcendental ,heróica , divina e mágica .

Um comentário: