sábado, 10 de novembro de 2012

Espaço, Tempo e História

Os homens se organizam em sociedade tendo sempre como referência um espaço e um tempo determinados . Enquanto o espaço é o meio ambiente ou lugar, o tempo é o momento em que as sociedades se desenvolvem.
Como o tempo , enquanto conceito , é uma abstração , ou seja , uma crianção intelectual do homem , sua concepção e contagem dependem da época e lugar em que as sociedades aparecem . Quando afirmamos que o Egito foi unificado no ano 3000 a.C; que a Mesopotâmia foi conquistada pelos persas em 539a.C; ou que em tomando como referência o calendário cristão predominante no ocidente .
Os muçulmanos , entretanto , passaram a contar o tempo tomando com referência a héjira(fuga de Maomé de Meca para Medina), que seria o momento inicial de seu calendário ,dando inicio ao ano 1.Para o calendário cristão,entretanto , este fato teria ocorrido do ano 622 d.C.
Para facilitar o seu estudo e , obviamente , dentro de uma perspectiva eurocêntrica e Ocidental , a História foi tradicionalmente dividida em cinco épocas e idades :
Pré-História,Idade Antiga , Idade Média , Idade Moderna , Idade Contemporânea .

Nenhum comentário:

Postar um comentário